sábado, 7 de julho de 2012

A Conta e o Tempo

Deus pede estrita conta do meu tempo,
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta;
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo foi me dado, e não fiz conta.


Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
Eu que gastei sem conta, tanto tempo?
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje quero dar conta, e não tenho tempo.

Ó vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta.


Pois aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando tempo chegar de prestar conta,
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

'Frei Antônio das Chagas'
(Por volta do Século XVII.)


Ainda que pareça estranho um soneto escrito por um frei católico estar aqui, mas veja como é pertinente. O autor, nos convida a refletir sobre o tempo gasto com futilidades e a conta a ser prestada a Deus sobre nossa vida. Ocorre que o tempo de Deus não é contado da perspectiva do homem.
O tempo de Deus não pode e não deve ser medido. Já nós, criamos formas de contar a passagem do tempo. Mais de 2 milênios são passados e muitos podem estar pensando e dizendo: "Se nada aconteceu em 2 mil anos, nada acontecerá"
Deus é promessa viva!! Se nos foi dito certamente acontecerá.
Certamente mesmo incontáveis dentre aqueles que estão na igreja chegam a duvidar que chegará o tempo do arrebatamento. Perderam a fé. (Hb.11:1) “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”
O texto é claro: (Hb.11:6) “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Vejam que aquele que perde a fé, perde também o tempo, e sem noção do tempo perde a noção da gravidade que representa para si mesmo o afastamento dos ensinamento de Jesus. Aquele que conta o tempo da perspectiva do homem, esta fadado a ser pego de surpresa com a vinda de Jesus.


A bíblia diz em Marcos cap 13-33 "Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo." Isto é um claro alerta para que não passemos nos dias distraídos em passatempos por que podemos ao final nos dar conta que já estaremos sem tempo para dar conta do que fizemos com o tempo que Deus nos deu para realizarmos um de seus mandamentos passados por Jesus, quando através de seus discípulos ordenou: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Se aquele que perde seu tempo em passatempo por ter perdido a fé na promessa de Deus, se ele próprio não se aplica a conhecer os ensinamentos e tão pouco os pratica, como então poderá pregar?
Enfim; Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55-6)


Reflita nisso. Termino com um pensamento de Aurélio Agostinho que nos fala o que é a fé real: "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita".


Amém! Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário