sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Por que ir à igreja? - Por Antonio Lanis



Texto Base: Gálatas-6.17 “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.”

Ir à igreja, aos grupos de oração, escola dominical e outras atividades cujo centro é o estudo da palavra de Deus é tão vital quanto as outras atividades diárias que temos.

Todos os dias precisamos repetir ações como fazer um desjejum logo pela manhã e ainda fazemos outras refeições durante o decorrer do dia. O alimento diário, freqüente e regular é o que mantém nossas células vivas. Uma pessoa que não se alimenta, definha e morre. Nos alimentar é um ato rotineiro, quase automático, algumas vezes nem fome temos e ainda assim comemos. Ao mantermos essa rotina de alimentação saudável, mantemos nosso corpo vivo e com saúde para desenvolver as atividades diárias.


Da mesma forma precisamos alimentar a nossa fé. Uma vez convertidos e tendo aceito nossa graciosa salvação em Jesus, precisamos ser gratos por essa misericórdia e estudar a palavra de Deus. Estudar a palavra de Deus é alimentar a nossa fome espiritual.
Logo, devemos ir a Igreja porque a Palavra de Deus nos sustenta.
Um dos grandes sintomas de que nossa fé não está bem é quando não queremos ir à igreja.
A Bíblia nos fala que o desejo maior de Deus é que todos possam ser "maduros na fé". A bíblia diz que todos nós devemos buscar igualar nosso caráter ao caráter de Cristo. (Efésios 4.13-14) "até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito (MATURIDADE), à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;”.

Este texto nos ensina duas grandes verdades. A primeira é que o desejo de Deus é que, além de termos fé, nós precisamos buscar ser igual ao caráter de Jesus Cristo. E o segundo é que busquemos ser "adultos" em nossa fé, o que significa que o "adulto na fé" sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida, aceita e segue redimidamente o que Ele quer de cada um de nós.

Ir à igreja também nos põe em comunhão com Deus e com nossos irmãos.

Na igreja temos o privilégio de vivermos como pessoas que compartilham da mesma fé e neste convívio nosso caráter é aperfeiçoado. Para exercitarmos o amor é necessário que estejamos próximos, tanto para abençoar, como para ser abençoado. (Gálatas 6.10) "enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé".
Na igreja podemos orar pelos outros e também recebermos oração por nós em um espírito fraterno de intercessão. (Tiago 5.16) “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.”

A vida, por vezes, é bastante dura conosco e somos surpreendidos por todo tipo de problemas que muitas vezes nos desanimam e nos desencorajam a viver. Convivendo com os irmãos da fé podemos trocar consolos e nos confortar de nossos testemunhos. Nesta convivência temos a oportunidade de cumprir mais uma lição de Deus que nos foi deixada na palavra de Deus. (Colossenses 3.12:13) “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.”

Os Cultos, estudos bíblicos, escola dominical, grupos de jovens, reunião de senhoras são formas de ouvir a Palavra de Deus. E esta Palavra nos estimula a refletirmos sobre a nossa própria fé e a fortalecê-la.
Quando ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas Deus fala conosco aquilo que precisamos ouvir para nosso crescimento espiritual.
Sendo freqüentes na igreja ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas: "a fé vem por se ouvir a pregação, e a pregação é ouvida mediante a palavra de cristo" (Romanos 10.17)

(Romanos 8.29:30) "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. No momento em que aceitamos Jesus em nossa vida como nosso Senhor e Salvador passamos a ser Filhos de Deus, portanto agora fazemos parte de uma mesma família. Os membros de uma família feliz se encontra e se visita sempre e com freqüência.

Mesmo como cristãos, nem sempre vivemos de acordo com a vontade de Deus. Precisamos uns dos outros para nos ajudar a corrigir nossas deficiências e limitações para amadurecermos na fé. Portanto, se há irmãos na fé, eles poderão ajudá-lo na caminhada e você na deles e a igreja é, depois de Jesus, o elo que une os cristãos.

Deus nos pede que cada um se disponha a ajudar seu irmão e quem não o faz, nada compreendeu a respeito da fé e do amor ao próximo. (1 Pedro 4.10) “servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”  A igreja nos ajuda a por em prática todos os ensinamentos na medida em que nos alimentamos da palavra e dos exemplos bons daqueles que já praticam o que nos foi passado por Jesus. É na igreja que desenvolvemos nossas habilidades e dons para servir uns aos outros.

Por fim, irmãos, muitos outros motivos poderíamos ter para ir à igreja, mas apenas um é suficientemente grande para nunca nos afastarmos: Cristo nos justificou na cruz e isso é motivo de eterna adoração. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário